Os percalços enfrentados por uma graduanda em geografia para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso abordando questões de gênero.
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0018Résumé
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre dificuldades enfrentadas por uma discente do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia-IFBA, para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso (TCC), abordando temática que envolve questões de Gênero, em particular acerca da violência doméstica contra as mulheres. Dada a necessidade de se buscar transformar e combater concepções enraizadas nessa sociedade patriarcal, machista, sexista e racista, é imprescindível trazer para o centro das discussões e reflexões acadêmicas as questões que afligem as mulheres, visto que a Universidade é um espaço importante para desconstrução de paradigmas. Nesse sentido, esse artigo objetiva “provocar” os docentes e discentes de Geografia a pensar/pesquisar acerca do assunto. Tais temáticas são importantes e fundamentais e devem ser tratadas/discutidas nos espaços acadêmicos, em especial no contexto de um curso de formação de professores e professoras em Geografia, disciplina que tem como objeto de estudo o espaço geográfico e as relações dos seres humanos com o mesmo, demandando, por consequência, que as pessoas que atuem como professores (as) sejam profissionais preparados/formadas para desconstruir modelos e padrões “patriarcais”, os quais submetem e subjugam as mulheres.
Palavras chaves: Formação docente; Geografia; Gênero;
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.