Dimensões Políticas e Afetivas do Conceito de Espaço/Lugar: Reflexões a partir de Textos Literários do Século XX. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.100107

Authors

  • Izabel F. O. Brandão Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Espaço/Lugar, Autoria Feminina, Corpo e o Lugar do Afeto/Político, Feminismo e Ecofeminismo

Abstract

Este artigo, que problematiza a questão do espaço/lugar a partir de uma perspectiva feminista, apresenta resultado de pesquisa sobre autoras contemporâneas (CNPq, 2007-2009) e propõe a contribuir no debate para uma possível revisão conceitual em torno da diferença entre a perspectiva do espaço, que incorpora a geografia física e a do lugar, que inclui a dimensão do afeto. Para além da discussão teórica sobre espaço/lugar, textos literários situados no século XX serão trazidos como evidência, ou seja, como autoras brasileiras e estrangeiras percebem a questão do lugar do afeto e como a dimensão afetiva de um espaço/lugar pode-se tornar política na construção da identidade de personagens femininas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Izabel F. O. Brandão, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada da Faculdade de Letras (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de Alagoas e Pesquisadora do CNPq. Área: Literatura de língua inglesa e brasileira contemporânea; autoria feminina.

Published

2011-07-23

Issue

Section

Artigos / Articles/ Artículos