As Abordagens temáticas e conceituais sobre mulheres negras na produção de artigos na Geografia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i1.0008Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as abordagens temáticas e conceituais sobre mulheres negras na produção de artigos científicos nos periódicos da geografia brasileira. Entendemos que o fazer científico geográfico é transpassado por geometrias de saber e poder que invisibilizam vivências e discursos e que abafam e afastam produções científicas que exploram temas marginais, o que tem sido cada vez mais criticado e denunciado a partir de produções geográficas feministas, decoloniais e subversivas, que têm colocado em evidência indivíduos e grupos não hegemônicos. Desta forma, realizamos um levantamento de dados sobre as produções científicas geográficas brasileiras sobre mulheres negras utilizando o Observatório da Geografia Brasileira, pesquisando as palavraschave “mulheres negras”, “geografias negras” e “feminismo negro”. Entre as informações encontradas, a geografia brasileira produziu 23 artigos sobre essa temática, tendo como marco inicial o ano de 2008. Temos como destaque temático a discussão em torno das questões raciais e de gênero, evidenciando principalmente as relações de poder de uma forma interseccional. Consideramos que o debate sobre as mulheres negras tem sido crescente nos últimos anos, mas ainda carece de discussões, relacionado ao silenciamento do debate na geografia brasileira. Todavia, as denúncias das relações de poder de gênero e raça, que ganham destaque nessas produções, demonstram o viés comprometido com uma nova ciência geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.