Colocando a Saúde Materna no Centro das Políticas de Saúde Pública. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3075
Mots-clés :
Reforma de Saúde, Descentralização, Mortalidade Materna, BrasilRésumé
Traçando um processo de análise histórica e política, este artigo trata a extensão que os serviços de saúde reprodutiva têm sido marginalizados pelos processos de reforma no setor de saúde no Brasil ao longo das últimas três décadas. Esta marginalização teve implicações significativas, que se refletem no fracasso contínuo do país para minorar as altas taxas de mortalidade materna, apesar da constante ênfase colocada sobre essas metas, por exemplo através do Millennium Development Goals. Além disso, os discursos em torno da capacidade de uma abordagem baseada em direitos para cumprir estes objetivos através de estratégias como a descentralização, continuam a ignorar estruturas sociais subjacentes, que influenciam o poder de decisão e o sentido da noção de direitos.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.