Gênero e Território na Geografia Portuguesa: Entrevista com Margarida Queirós. DOI: 10.5212/Rlagg.v.3.i1.185189
Résumé
O Brasil registrou um trágico recorde em 2011. Mais de mil e quinhentas pessoas morreram ou desapareceram em enchentes e deslizamentos de terras no país, conforme afirmação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Esses episódios têm despertado interesse da sociedade brasileira em torno da necessidade de redução da vulnerabilidade de grupos sociais aos riscos de desastres ambientais. A vulnerabilidade não é homogênea para toda a sociedade e tem sido alvo de discussões científicas, sendo que gênero, além da renda e da raça, são elementos a serem considerados. É nesse contexto social e político que temos a honra de entrevistar a geógrafa portuguesa Margarida Maria de Araújo
Abreu Vilar de Queirós do Vale, cuja abordagem da relação entre gênero e ambiente pode contribuir para o debate contemporâneo brasileiro.
Margarida Queirós é Professora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Sua atuação se dá nos núcleos de Modelação, Ordenamento e Planejamento Territorial (MOPT) e de Avaliação e Gestão de Perigos e Risco Ambiental (RISKam). Sua atuação na área de planejamento, ambiente e de riscos naturais resultou em uma sólida atuação em políticas governamentais como desenvolveu um importante caminho como pesquisadora e docente do ensino superior.
Entrevistar Margarida Queirós a fim de compartilhar o conhecimento dessa brilhante geógrafa com os leitores da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero é uma importante tarefa que temos a honra de realizar.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.