Da Paixão ao Crime: uma Espacialização da Violência contra as Mulheres em Rio Grande – RS. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3065
Mots-clés :
violência contra as mulheres, espacialização, gênero, geografiaRésumé
Na pesquisa enfocamos a violência de gênero a partir da Geografia feminista, em uma escala local - o município do Rio Grande (RS). A violência contra as mulheres se configura como uma das mais complexas questões a serem enfrentadas pela sociedade atualmente, nossos questionamentos buscam explicá-la a partir da caracterização e da espacialização. A metodologia utilizada consistiu no levantamento de dados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a partir dos boletins de ocorrências que apresentavam mulheres vítimas de parceiros ou ex-parceiros, tendo como recorte temporal o trimestre compreendido entre os meses de maio, junho e julho de 2010. Verificamos que, a violência de gênero está disseminada por todo o município do Rio Grande, e sua tipologia é a mais diversificada possível. Ainda que, grande parte dos registros tenha sido feita por pessoas de baixa escolaridade e por moradoras de localidades com perfil de baixa renda, não podemos inferir que a violência contra as mulheres apresente somente vítimas com essas características. É necessário considerar que com maior autonomia é mais fácil sair de uma relação violenta. Mesmo neste pequeno recorte temporal encontramos vítimas de todas as idades, cores e de diferentes níveis de escolaridade.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.