A Tecelagem Manual em Minas Gerais: Elementos para uma Análise Feminista da Produção Artesanal. DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i1.0008

Auteurs-es

  • Amanda Motta Castro UNISINOS
  • Edla Eggert

Mots-clés :

Gênero, Artesanato, Tecelagem Manual, Minas Gerais

Résumé

Manual Weaving In Minas Gerais: Elements for a feminist analysis of threads production

 

Este texto articula e resgata saberes marginalizados, produzidos por mulheres que exercem a produção artesanal da tecelagem em Minas Gerais, estado do Sudeste brasileiro. O trabalho com os fios sai do espaço doméstico e privado para o público, pois nos dias atuais uma grande parte das artesãs ganha a vida tramando fios e produzindo artesanato. Este é desenvolvido pelas pessoas mais pobres do mundo e, dentre elas, por mulheres que buscam uma forma de sustento para si e suas famílias. O feminismo considera que as mulheres sempre trabalharam, entretanto suas produções ficaram esquecidas, sobretudo por terem sido realizadas no espaço privado. O trabalho artesanal é uma concretização entre o fazer e o pensar, que sinaliza a produção de conhecimento presente neste ofício. No caso estudado, trata-se de um conhecimento experienciado por mulheres devido à necessidade de trabalho e geração de renda, o que conduziu também os homens de Resende Costa a aprenderem a tecer. Com as mulheres, eles têm aprendido esta arte.

Palavras-Chave:Gênero; Artesanato; Tecelagem Manual; Minas Gerais

 

 

Abstract

This text articulates and recovers marginalized knowledges, produced by women who work in the weaving handcraft production — in this specific case, in Minas Gerais, a state in Southeastern Brazil. The thread work leaves the domestic and private space towards the public one, since nowadays a great number of artisans earn their living weaving threads and producing handcraft. This is developed by the poorest people in the world, and, among them, women who seek a way to support themselves and their families. Feminism believes that women have always worked, nevertheless their production has been forgotten, especially for having been produced in the private space. Handcraft work is a realization between doing and thinking, that signalizes the production of knowledge present in this job. The case studied is about a knowledge experienced by women, given the need to work and make income, which also led the men in the city of Resende Costa to learn how to weave. With the women, they have learned this art.

Keywords: Gender; Handcraf; Manual Weaving; Minas Gerais.

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Publié-e

2014-08-18

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles/ Artículos