A Geografia Política da 'Encruzilhada': Uma Entrevista com Raquel (Lucas) Platero. DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i1.0016
Résumé
O intercâmbio entre espaços de produção de conhecimento científico e espaços políticos do ativismo e militância LGBT tem propiciado um rico conjunto de ideias que tensionam os campos de privilégios de gênero e sexualidade que a ciência resguarda. Ao mesmo tempo, o diálogo intenso com o movimento tem se constituído como a terra em que realmente pisamos e intervimos no sentido de mudar e instituir um novo mundo fora dos eixos de desigualdade e opressão social. Este é um dos principais ensinamentos que um rápido olhar sobre a trajetória de Lucas Platero possibilita aos intelectuais engajados politicamente com grupos e pessoas que vivem opressão de modelos normativos. Lucas formou-se Psicologia, Pedagogia e educação social e comunitária. Sua formação acadêmica é ligada à reflexão sobre programas e políticas públicas, perspectiva de gênero nas ciências sociais e representações das vivências de lésbicas e gays na Espanha. Tem atuado academicamente a partir da Faculdade Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid e está vinculada a um conjunto variado de projetos que incidem sobre a qualidade das políticas de equidade de gênero, políticas públicas e sexualidade feminina na Espanha durante e após o franquismo, políticas de linguagem entre pessoas surdas e ouvintes, bullying homofóbico e espaço escolar, diversidade funcional, interseccionalidade e população e movimento LGBT no estado espanhol. Sua contribuição teórica revela o emaranhado de experiências envolvendo os espaços de vivência, dos ativismos e espaço intelectual. Nessa entrevista, Lucas convida leitorxs da Revista Latino americana de Geografia e Gênero a compartilhar o desejo de mudar o mundo a partir de uma perspectiva interseccional.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.