É para menino ou para menina? Representações de masculinidade e feminilidade. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0008

Auteurs-es

  • Elisângela Domingues Michelatto Natt Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

Gênero, Mídia, Negócios.

Résumé

Is It for Boys or Girls? Representations of Maleness and Femaleness / ¿Es para un Niño o una Niña? Representaciones de Masculinidad y Feminidad

 

Buscamos compreender as representações criadas e disseminadas pela mídia de negócios, se não estimulando, então contaminando, as práticas de homens e mulheres no âmbito organizacional. Analisamos oito revistas de circulação periódica que remetem ao estereótipo do homem e da mulher de negócios. Os exemplares foram das revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP e Playboy. Para a análise, recorremos à Semiótica, ciência que se ocupa em estudar os signos, tratando as possibilidades sígnicas de formas de linguagem verbais ou não. Constatamos que a divisão da cena social entre masculino e feminino nas representações difundidas pelas revistas estimulam e retificam as práticas sociais, num movimento vicioso, em que o leitor segue consumindo o conteúdo dessas revistas, corroborando as crenças já arraigadas na sociedade.

Palavras-Chave: Gênero; Mídia; Negócios.

 

Abstract

We seek to understand the representations created and disseminated by the business media, that contaminate, if not encourage, the practices of men and women in organizational context. We analyzed eight periodic magazines referring to the stereotype of business men and women. The samples were copies of the Brazilian magazines Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP and Playboy. Our analysis was based on Semiotics, the science concerned to the study of signs, which treats on the signifying possibilities of the several forms of language, whether verbal or not. We note that the division of the social scenery between masculine and feminine roles in the representations disseminated by the media stimulates and reifies social practices, as in a vicious circle, in which the reader follows consuming the contents of these magazines, that confirm beliefs already entrenched in the society.

Keywords: Gender; Media; Business.

 

 

Resumen

Buscamos entender las representaciones creadas y difundidas por los medios de comunicación de negocios, que si no estimulan, contaminan las prácticas de hombres y mujeres en el ámbito de las organizaciones. Analizamos 8 revistas de circulación periódicas que hacen referencia al estereotipo del hombre y la mujer de negocios. Las muestras son las revistas Exame, IstoÉ Dinheiro, Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Cláudia, Marie Claire, VIP y Play Boy. Para el análisis se utilizó la Semiótica, ciencia que se ocupa de estudiar los signos, tratando las posibilidades sígnicas de formas de lenguaje verbal o no verbal. Constatamos que la división de la escena social entre lo masculino y lo femenino en las representaciones difundidas por las revistas estimula y reifica las prácticas sociales en un movimiento vicioso en el que el lector sigue consumiendo el contenido de estas revistas, lo que confirma las creencias ya arraigadas en la sociedad.

Palabras-Clave: Género; Medios de Comunicación; Negocios.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisângela Domingues Michelatto Natt, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Administração

Bacharem em Psicologia

Mestre em Administração

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Substituta do Centro de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publié-e

2016-01-05

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles/ Artículos