A Vida das Mulheres Parteiras Ribeirinhas: Experiências a partir do Trabalho de Campo
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0011Parole chiave:
Mulheres, Parteiras, Comunidade RuralAbstract
O artigo tem, por finalidade, descrever as experiências dos atendimentos psicológicos às mulheres do distrito de Calama, da cidade de Porto Velho, Rondônia, referente à participação no Projeto de Extensão “Projeto Calama: Ribeirinhos do Rio Madeira”, ocorrido no período de outubro de 2006 a outubro de 2007. Os relatos que se seguem tratarão de apresentar a experiência de campo dos autores e aspectos importantes da história de vida e da subjetividade das mulheres que participaram das atividades desenvolvidas, por meio da formação de grupo focal clínico (Fern, 2001), e dos atendimentos individuais (Rogers, 1970/1978), metodologias utilizadas para a melhor compreensão da dinâmica de vida e da sexualidade das mulheres ribeirinhas, com ênfase aos conteúdos evocados pelas parteiras existentes em Calama. A análise dos dados foi realizada por meio dos conteúdos (Bardin, 1977) que emergiram na conversação empreendida no grupo, no nível de análise grupal, codificando e interpretando o conteúdo trazido através desses relatos. Concluiu-se, a partir deste enriquecedor trabalho, que as parteiras possuem elevado conhecimento, um saber muito apropriado sobre sexualidade, corpo e a reprodução humana. E o resgate desse saber representou, para os envolvidos, a conservação da intimidade dos partos, o fortalecimento do laço de confiança existente entre as pessoas da comunidade e as parteiras. As parteiras fazem parte da simbologia do parto, na comunidade, como um momento de amor, demonstrando não ser vantagem perdê-lo.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.