Mulheres Estudantes da EJA e o Retorno aos Estudos: Uma História de Maus Tratos Emocionais
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0005Abstract
Neste artigo investigamos a história de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos para identificar casos de maus-tratos emocionais ocorridos em virtude de seus retornos aos estudos depois de adultas. Resgatando a história da Educação das mulheres, apoiando-se nos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista de análise – e fazendo parte de uma pesquisa internacional sobre o tema dos maus-tratos emocionais – realizamos uma roda de conversa com alunas do curso em uma cidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Por meio dessa prática, foi possível perceber como a decisão em voltar a estudar motivou conflitos familiares, principalmente no casamento, e a ocorrência de maus-tratos emocionais tanto em casa, com familiares, quanto no trabalho e com amigos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.