Pessoas LGBT+ e suas Vivências Educacionais no Ensino Superior: Reconhecendo Violências
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0010Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as práticas LGBTfóbicas impactam na vivência educacional de licenciandos(as) e licenciados (as) LGBT+, no ensino superior. A partir dos estudos de gênero, estendese a concepção de identidade por meio de performances e grupos identitários. Utilizase do conceito de interseccionalidade para compreender os marcadores sociais aos quais os sujeitos estão inseridos. Para tanto, foram aplicados 69 questionários on line com discentes LGBT+ dos cursos de licenciatura de uma determinada universidade estadual do estado do Paraná. A análise foi desenvolvida mediante cinco eixos temáticos: caracterização dos participantes; tipificação e reconhecimento das violências; pertencimento à universidade; impacto na vivência educacional; e políticas de denúncia e enfrentamento. Evidenciamos que por mais que as violências não apresentem dados significativos quanto ao desempenho acadêmico, elas produziram desconforto e negação de vivências. Ou seja, as violências LGBTfóbicas estão presentes no ensino superior,
especialmente a deslegitimação. Em vista disso, fazse necessário implantação de políticas institucionais que fomentem a produção e promoção de informações sobre a LGBTfobia e que coíbam a discriminação em todo o espaço educacional, para que, assim, possamos transformar o espaço acadêmico, tornandoo mais acolhedor e seguro para identidades marginalizadas.
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