Gênero como Categoria Condicionante de Delimitações Espaciais: Uma Análise da Trajetória Feminina na Pós-Graduação e Produção do Conhecimento. DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i1.0011
Parole chiave:
Geografia, Gênero, CiênciaAbstract
Gender as Category Condition Delimitations Space: an analysis of women’s path in postgraduate education and knowledge production
Este artigo se trata de uma análise sobre os aspectos que caracterizam gênero como fator de delimitações espaciais. Objetivamos investigar a pós-graduação, no que tange às diferenças existentes entre os gêneros masculino e feminino, do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia, levantando dados referentes às turmas de 2006 a 2009. A pesquisa classificou-se como descritiva, desenvolvida a partir de um estudo de caso, realizado sob métodos de análises qualitativas e quantitativas, mediante aplicação de questionários e entrevistas. Constatamos que mulheres optam mais por cursos voltados às áreas sociais, da saúde e educação e que estas chegam nesse nível com idade superior a dos homens. O espaço da Pós-Graduação é caracterizado por diferenciações de participação e tomadas de decisões entre homens e mulheres.
Palavras-Chave: Geografia; Gênero; Ciência.
Abstract
This article is in an analysis of the aspects that characterize gender as a factor of spatial boundaries. This study aimed to investigate, with respect to differences between the male and female genders, the postgraduate education in the MSc in Geography, Federal University of Rondônia, collecting data on classes from 2006 to 2009. The research was classified as descriptive, developed from a case study conducted under methods of qualitative and quantitative analysis, through questionnaires and interviews. We found that most women opt for courses directed to social sectors, health and education, and they arrive at that level in an older age than men. The space of Postgraduate Studies is characterized by differences in participation and decision making between men and women.
Keywords: Geography; Gender; Science.
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