Reflexões sobre a Invisibilidade do Trabalho das Mulheres Rurais na Cadeia de Valor do Cacau no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0002Parole chiave:
Mulheres, Rurais, Cacau, Invisibilidade, Valor.Abstract
O objetivo geral do artigo é apresentar reflexões sobre a invisibilidade do trabalho das mulheres rurais na cadeia de valor do cacau, com base na pesquisa bibliográfica e documental, consideradas as informações publicadas no período de 2000 a 2015 sobre os impactos da certificação socioambiental nas relações de equidade de gênero em fazendas produtoras de cacau, localizadas no Estado da Bahia, Brasil. Foi possível concluir que a adoção de sistemas de filosofia empresarial e das certificações socioambientais, apesar de se constituírem como estratégias de fomento ao desenvolvimento socioambiental dos atores da cadeia de valor, principalmente dos produtores da agricultura familiar, tendem a não promoverem ações de equidade e o empoderamento das mulheres no contexto da cadeia de valor do cacau no Brasil.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.