Hijab e Identidade: As Formas de Empoderamento Feminino através da Territorialização do Corpo no Islã
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0004Parole chiave:
Islam, Território, Territorialidade, Vestimenta Islâmica, Empoderamento FemininoAbstract
A contextualização das formas de empoderamento feminino é uma questão premente quando se observam os discursos acerca do que seria o conceito universalmente válido de liberdade sobre as condutas sociais de empoderamento apreendidas como legítimas. As variações semânticas e culturais são extensas e as vozes dos coletivos femininos exponenciados são objeto de análise da Geografia Cultural, pois perpassam a cultura, se espacializam e se flexibilizam às polivocalidades locais. Nesse sentido, através de uma bibliografia sócio-antropológica e geográfica e da pesquisa de campo etnogeográfica, se ressaltam e contextualizam as vozes femininas no Islam e a compreensão de como as mulheres muçulmanas que vivem no Brasil compreendem o uso do hijab através de uma interpretação geográfica da territorialização do corpo no cotidiano.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.