As Transformações da Sociabilidade Gay no Rio de Janeiro no Século XX (1940-1980): Do Largo do Rocío a ‘Galeria do Amor’
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0003Abstract
O presente artigo visa analisar as diferentes formas de sociabilidade gay masculina no decorrer do século XX, precisamente entre as décadas de 1940 e 1980, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo central seria correlacionar as mudanças ocorridas nos padrões e tipos de sociabilidade desse grupo e as transformações urbanas vivenciadas pela cidade durante esse período, marcadas pelo reordenamento da mancha urbana em direção ao vetor sul da cidade e a formação de subcentros, como o bairro de Copacabana. Pretendese também a partir de uma análise que privilegie os marcadores sociais da diferença (filiação étnicoracial, classe social e identidade de gênero) compreender o conteúdo dessas diferentes expressões de centralidade e como elas refletem o modo de produção segmentado e fragmentado da cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XX.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-07-21 (2)
- 2022-07-02 (1)
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.