A mulher que abriu caminhos: uma liderança feminina no Quilombo Grilo - Paraíba, Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i1.0013

Abstract

Diante da exploração e opressão que afetam as comunidades quilombolas rurais, surgem resistências cotidianas, destacando-se o papel de liderança, essencial para a articulação dos saberes ancestrais na luta pela terra. Nos quilombos, a liderança é também assumida por
mulheres, que se opõem às injustiças e desigualdades. Este texto, com uma abordagem geográfica interseccional e apoio da História de Vida, tem como objetivo apresentar as vivências, práticas e territorialidades de uma mulher líder no quilombo do Grilo, em Riachão do Bacamarte, Paraíba.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leide Joice Pontes Portela, Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de vidas e Culturas Amazônicas. Se volta para os estudos de festas tradicionais, cultura popular, comunidades quilombolas, performances, relações étnico-raciais e expressões afro-brasileiras.   

Maria Salomé Lopes Fredrich, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora de Geografia Humana na Universidade Federal do Oeste do Pará. Doutora em Geografia pelo Programa de P´ós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Mestre e licenciada pela Universidade Federal da Paraíba. Atua com os seguintes temas: cultura, questão agrária, territorialidade étnica e movimentos sociais. 

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-08-01

Fascicolo

Sezione

Geografias Feministas Negras