A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084
Palavras-chave:
Gênero, Geografia, Movimentos SociaisResumo
O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 com bolsa de Prolicen da UFG/Campus Catalão e da experiência como coordenadora do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria da Diversidade e a Universidade Federal de Goiás. O objetivo é analisar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelecem o Gênero como um tema a ser trabalhado de forma transversal nas escolas brasileiras, devendo ser trabalhado por todas as disciplinas. Neste sentido, a pesquisa analisa como a atual situação da mulher é abordada, ou não, pela Geografia e como esta disciplina pode contribuir para o debate com o tema em sala de aula. Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa, principalmente como está posto o debate sobre Gênero no pensamento geográfico e nos livros didáticos de Geografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.