O ESPORTE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA ESCOLA

  • Marcelo José Taques Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Esporte na escola, Experiências dos alunos, Ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação da UEPG/PR. O objetivo é evidenciar alguns elementos básicos sobre as vivências e experiências que os alunos apresentam sobre o esporte nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo, como instrumento para a coleta de dados foi utilizado o questionário aberto. A análise dos dados tem seus pressupostos na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Por meio do artigo, pretendemos contribuir com reflexões e discussões para o ensino do esporte escolar numa perspectiva pedagógica e educativa por meio do olhar dos alunos. Assim, concluímos que a intervenção pedagógica dos professores de Educação Física pode ser ressignificada, acreditando na perspectiva de que o esporte seja reinventado na escola a fim de que seja mais educativo para as necessidades e expectativas dos alunos.

Biografia do Autor

Marcelo José Taques, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017), pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA - Gestão do ensino superior na Faculdade Guairacá (2016) e mestre em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é aluno regular do programa de Doutorado em educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr e como Docente da Faculdade Guairacá, no município de Guarapuava - Pr no departamento de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física escolar, Formação e Intervenção Docente e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.
Silvia Christina de Oliveira Madrid, Universidade estadual de Ponta Grossa
Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES), docente no curso de licenciatura em Educação Física e nos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), coordenadora de curso e docente no Ensino a distância (EaD) da UEPG (PR).  É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq).
Publicado
2017-12-21
Seção
Esporte, Lazer e Sociedade