A JUVENTUDE FUTEBOLIZADA DE CANELA/RS

Autores

  • Rodrigo Koch Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Palavras-chave:

Juventude, Futebolização, Canela

Resumo

Este texto trata-se de uma descrição da cultura juvenil futebolizada na Região das Hortênsias, especialmente, do município de Canela/RS, que apresenta traços muito próximos do que Giulianotti (2012) caracteriza como o torcedor pós-moderno ou flâneur. O estudo utiliza metodologias pós-estruturalistas; porém, neste recorte são usados apenas métodos quanti-qualitativos. O objetivo desta investigação é compreender o processo contemporâneo da Futebolização e como este se relaciona com a construção das identidades juvenis na Região das Hortênsias. A futebolização dos jovens produz um sujeito com poucos vínculos com os clubes locais e, muito mais interessado no sucesso de agremiações e celebridades estrangeiras da modalidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) [CREF 012626-G/RS]; pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF); mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor Regional - Campus II (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria) e professor assistente "B" da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Idealizador e coordenador institucional dos Jogos Universitários da Uergs - JUergs. Foi coordenador do curso de Pedagogia (Unidade: São Francisco de Paula/Uergs) entre 2012 e 2014. Jornalista Esportivo (MTB - 13.743). Também foi coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e, dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011. Recebeu a Medalha João Saldanha pela contribuição ao esporte gaúcho, em 2009. Autor dos livros Universíade 1963 - História e Resultados dos Jogos Mundiais Universitários de Porto Alegre; Tie-Break - A saga dourada do vôlei masculino do Brasil; A Vitória vem dos Céus - A trajetória do brasileiro campeão mundial de judô; e Celeste Olímpica - A era de ouro da seleção uruguaia. Co-autor de: O Rádio e as Copas do Mundo; e Educação e Interdisciplinaridade. Produtor dos cd´s: Brasil Pentacampeão; e Planeta Colorado. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol, Jogos Olímpicos, Práticas Corporais, Educação, e Comunicação & Esporte. Trabalha com o processo contemporâneo da Futebolização, articulando o mesmo aos conceitos de Modernidade Líquida (Bauman 1925-2017), Hipermodernidade (Lipovetsky 1944-) e Hibridização (Canclini 1939-); realizando pesquisas e estudos junto aos jovens torcedores pós-modernos (Giulianotti 1966-) e suas manifestações e produtividades nas Sociedades de Espetáculo (Debord 1931-1994), de Consumidores (Bauman 1925-2017) e "Mídiocre" (Silva 1962-).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

KOCH, R. A JUVENTUDE FUTEBOLIZADA DE CANELA/RS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 317, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10180. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Esporte, Lazer e Sociedade