VISÕES CARIOCAS SOBRE O ESPORTE E A CIDADE: UMA VIAGEM PELAS CRÔNICAS ESPORTIVAS DO JORNAL DOS SPORTS (1950-1958)

Autores

  • André Alexandre Guimarães Couto CEFET/RJ

Palavras-chave:

Palavras-chave, cronismo esportivo – Jornal dos Sports – história da imprensa esportiva

Resumo

O trabalho apresenta um panorama geral sobre as crônicas esportivas do Jornal dos Sports, publicadas na década de 1950. O período enseja uma trajetória de consolidação da crônica esportiva brasileira que desde a década anterior apresentava indícios de que este estilo narrativo se tornava um elemento imprescindível ao jornalismo impresso, principalmente por conta da "competição" com o rádio. Desta forma, a subjetividade e os usos dos sentimentos nos textos destes autores criavam laços identitários específicos destes cronistas com o jornal em questão e deste com os seus respectivos leitores. O Jornal dos Sports, então, possibilitava a conformação de uma variedade de estilos narrativos e de origens sociais e profissionais de seus cronistas, tornando o próprio periódico um veículo peculiar na missão de publicizar e criar representações sobre o esporte de forma geral (em especial o futebol) e a cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

André Alexandre Guimarães Couto, CEFET/RJ

Graduado em História (UFF), Especialista em História do Brasil (UFF) e em Educação Tecnológica (CEFET/RJ), Mestre em História Social (UERJ/FFP) e Doutor em História (UFPR).

Professor e Pesquisador do CEFET/RJ

Chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários do CEFET/RJ

Pesquisador do SPORT – Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o NEFS – Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o NEPESS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2017-10-11

Como Citar

COUTO, A. A. G. VISÕES CARIOCAS SOBRE O ESPORTE E A CIDADE: UMA VIAGEM PELAS CRÔNICAS ESPORTIVAS DO JORNAL DOS SPORTS (1950-1958). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 217, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10259. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Esporte, Lazer e Sociedade