AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SOCIEDADE PARA DOCENTES DO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Autores

  • Claudia Moraes e Silva Pereira UEPG
  • Alfredo César Antunes UEPG

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as representações sociais sobre gênero e sexualidade para os professores do Programa de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participaram da pesquisa 15 de um total de 20 docentes que incorporam o quadro do programa de Pós-graduação, contabilizando 75% da amostra total. O método utilizado foi a Teoria do Núcleo Central. Aplicou-se um questionário com a palavra-estímulo “ideologia de gênero”. Através do software Iramuteq foram obtidos os resultados e as análises da pesquisa. Identificou-se a aproximação entre dois termos – igualdade e desigualdade – como representantes do núcleo central, demonstrando um paradoxo, em que duas palavras consideradas contraditórias apresentam um mesmo sentido. Constatamos na pesquisa que as representações sociais dos participantes da pesquisa apontam para a busca da igualdade e a busca de direitos civis em contraposição ao conservadorismo e ao preconceito.

Palavras-chave: Representações Sociais; Ideologia de Gênero; Teoria do Núcleo Central.

Biografia do Autor

Claudia Moraes e Silva Pereira, UEPG

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. Professora do Departamento de Educação Física da mesma instituição.

Alfredo César Antunes, UEPG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Educação Física/Ciência do Desporto pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa e docente do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar, em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

PEREIRA, C. M. e S.; ANTUNES, A. C. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SOCIEDADE PARA DOCENTES DO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 353–364, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12328. Acesso em: 20 abr. 2024.