“TODA PESSOA TEM SEU LUGAR, SEUS DEVERES E SEUS DIREITOS ...”- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ -JACAREZINHO.

Autores

  • Paulo Roberto Braga Junior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP.
  • Hugo Emmanuel da Rosa Correa INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Resumo

Os Direitos Humanos podem fazer parte do currículo escolar e pautar a forma de atuação dos educadores. Como resultados, há a possibilidade de formação de sujeitos conscientes e críticos quanto à qualidade e o acesso aos seus direitos, ao respeito das diversidades e afirmação das identidades. O presente trabalho apresenta aspectos da Educação em Direitos Humanos e da sua regulamentação - com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução nº 01/2012 do Conselho Nacional de Educação) - considera a importância da sua implementação e mostra como isso vem ocorrendo no Instituto Federal do Paraná – Campus de Jacarezinho.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Instituto Federal do Paraná. Unidades Curriculares.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Braga Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP.

ADVOGADO. SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. PESQUISADOR NA ÁREA DE DIREITOS HUMANOS.

Hugo Emmanuel da Rosa Correa, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina/UEL. Mestre em História Social –. Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professor do Instituto Federal do Paraná/IFPR – Campus Jacarezinho

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

BRAGA JUNIOR, P. R.; CORREA, H. E. da R. “TODA PESSOA TEM SEU LUGAR, SEUS DEVERES E SEUS DIREITOS ...”- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ -JACAREZINHO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 163–176, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12332. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos - Cultura de Paz e desdobramentos no século XXI