RESILIÊNCIA EM PAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Heitor Augusto Colli Trebien Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.
  • Ariadne Fadel Afornali Depine Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.
  • Tatiany Honório Porto Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.
  • Rosana Angst Pasqualotto Universidade Federal do Paraná.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorre o processo de resiliência nos pais que possuem uma filha diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, analisando os fatores de risco, de proteção e estratégias de enfrentamento. Para isso, foi realizada uma entrevista com os pais de uma criança autista sobre suas dificuldades e facilidades no cuidado de sua filha com tal diagnóstico. Os resultados indicam que existem muitos obstáculos no percurso do tratamento da filha, como julgamentos externos que prejudicam a forma como a mãe se sente, culpa sobre o diagnóstico e problemas financeiros. No entanto, também foi verificado que existem formas de superar essas dificuldades, através do posicionamento dos pais sobre a situação. Com isso, o estudo concluiu que a rede de apoio social, o sistema público e as escolas são excelentes mecanismos, que tem a função de auxiliar na superação das dificuldades encontradas.

Palavras chave: Resiliência, Pais, Transtorno do Espectro Autista, Fatores de Risco, Fatores de Proteção.

Biografia do Autor

Heitor Augusto Colli Trebien, Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ariadne Fadel Afornali Depine, Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.

Estudante de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Tatiany Honório Porto, Pontifícia Universidade Católica - PUCPR.

Psicóloga formada pela UNIFIL, mestre em Análise do Comportamento pela UEL e doutora em Psicologia Experimental pela USP. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Rosana Angst Pasqualotto, Universidade Federal do Paraná.

Psicóloga formada pela PUCPR, Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela PUCPR, Mestre e Doutoranda em Educação Pela UFPR. Professora do CESCAGE e Professora Colaboradora da UEPG.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

COLLI TREBIEN, H. A.; DEPINE, A. F. A.; PORTO, T. H.; PASQUALOTTO, R. A. RESILIÊNCIA EM PAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 341–352, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12505. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos e Políticas de Saúde