A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO ENVOLVENDO PROFESSORES DE DOURADOS-MS

Autores

  • Otavio Henrique Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD
  • Marcelo José Taques Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD
  • Gustavo Levandoski Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Resumo

Este estudo procurou verificar a violência na relação professor-aluno, em 30 professores que atuam no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino da cidade de Dourados. Constatou-se que 56,7% dos professores vivenciou algum episódio referente à atos de violência no ambiente escolar e 63,3% receberam insultos verbais frequentemente no último ano letivo; 20% tiveram seus pertences roubados ou danificados e 52,8% teme por sua integridade física quando necessita repreender algum aluno. O estudo aponta que os professores já foram ou ainda são vítimas de algum tipo de violência realizada por seu aluno.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, foi bolsista de iniciação cientifica 2017-2018.

Marcelo José Taques, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Docente curso de Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Gustavo Levandoski, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Atualmente é Coordenador do Projeto de Extensão em Iniciação e Prática Esportiva na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Saúde (GPEFES). 

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

SANTOS, O. H. R. dos; TAQUES, M. J.; LEVANDOSKI, G. A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO ENVOLVENDO PROFESSORES DE DOURADOS-MS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 175–183, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13452. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre