VIOLÊNCIAS NO FUTEBOL ARGENTINO: O QUÊ ESTÁ EM JOGO? QUAIS SÃO OS PARALELOS COM O BRASIL?

  • Fernando Segura
  • David Wood
  • Ricardo Junqueira
  • Vitor Gomes
  • Thaissa Netto

Resumo

Este artigo analisa episódios de agressões, incluindo mortes, relacionadas com o futebol na Argentina, identificadas na imprensa (impressa e digital) entre os anos 2006 e 2018 a partir de um levantamento da ONG Salvemos al Futbol. O objetivo é, portanto, refletir sobre atmosfera de violência em torno dos jogos na Argentina, assim como gerar uma aproximação para o contexto brasileiro, com ênfase na cidade de Goiânia. Nossa análise explora novas formas de violência, incluindo a mortes por torcedores da mesma equipe. Embora os “grandes meios de comunicação” tendem a culpar os grupos conhecidos como barras-bravas, mesma situação com o que acontece com as torcidas organizadas no Brasil, nosso intuito é analisar diferentes cenários e avaliar a variedade de interesses envolvidos. Isto inclui também os “arranjos” com a Polícia e outras autoridades, bem como as agressões entre os protagonistas do jogo em si. Por conseguinte, esperamos atualizar os debates recentes ao revelar novas tendências e sugerir hipóteses para futuras pesquisas e políticas públicas, tanto para a Argentina quanto para o Brasil.

Biografia do Autor

Fernando Segura

Professor Visitante (2016-2020) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), pesquisador filiado ao CIDE (México). Este artigo contitui uma contribuição à pesquisa em andamento em parceria com a Universidade de Sheffield, Inglaterra a partir de um Award da British Academy. Doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris. Colaborador da ONG Salvemos al Fútbol (Argentina).

David Wood

Professor Permanente de Estudos Latino-Americanos na Escola de Línguas e Cultura da Universidade de Sheffield, Inglaterra. Coordenador da rede Levelling the Field sobre estudos em torno ao futebol feminino na América Latina e na Inglaterra. Ex-presidente (2019) da Associação Britânica de estudos Latino-Americanos. Doutor em estudos Latino-Americanos, com foco no Perú, pela Universidad de Exter, Inglaterra.

Ricardo Junqueira

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Formado em Direito pela PUC-GO.

Vitor Gomes

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Ciências Sociais pela UFG.

Thaissa Netto

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela PUC-GO. Pós-graduada em Musculação e personal trainer pelo CEAFI-GO. Estudante de Sociologia pela Estágio-GO.

Publicado
2019-08-14
Seção
Futebol & Sociedade