EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO METHODI ORDINÁTIO

Autores

Resumo

Este artigo, na forma de pesquisa bibliográfica, objetiva identificar a produção científica sobre a temática da Educação para a Paz e Formação de Professores, por meio da revisão sistemática de literatura, utilizando a metodologia Methodi Ordinatio, sem delimitação temporal. Como questões norteadoras desta pesquisa temos: O que evidenciam os principais estudos sobre a Educação para a Paz e a Formação de Professores? Sobre quais procedimentos metodológicos tais pesquisas têm se baseado? Sendo assim, a pesquisa, do ponto de vista do problema, caracteriza-se com cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura traz sobre as questões centrais do tema abordado. Como resultado do levantamento, foram analisados artigos que tratam das questões conceituais da Educação para a Paz por meio de diferentes perspectivas. O conjunto do material analisado permite afirmar que a Educação para a Paz tem seu corpo de conhecimento em crescimento, saindo do senso comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Ostroski Salles, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (Ponta Grossa). Bolsista Capes. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (Ponta Grossa). Especialização em Educação Especial. Especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia. Licenciada em Pedagogia. 

Antonio Carlos Frasson, UTFPR

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

SALLES, V. O.; FRASSON, A. C. EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO METHODI ORDINÁTIO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 28, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/14431. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos selecionados pelo III SIICSA