A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AO IMINENTE COLAPSO SOCIOAMBIENTAL GLOBAL

Autores

  • Fernando Protti Bueno

Resumo

Face à emergência da crise ambiental e do iminente colapso socioambiental global, é premente a constituição de uma outra, nova ou mais adequada, relação entre ser humano, sociedade e natureza. O caminho idealizado para enfrentar a crise e resistir ao colapso, é a busca por superar o modelo de sociedade capitalista pautado na ética antropocêntrica. A educação ambiental sob a perspectiva crítica emana enquanto possibilidade para seguir esse caminho, devido ao posicionamento político-ideológico de transformação social. Este ensaio teórico, caracterizado como revisão de literatura do tipo narrativa, tem por objetivos discutir e refletir sobre a educação ambiental crítica enquanto um processo de formação que busca: enfrentar as causas e as consequências da crise socioambiental; resistir ao iminente colapso socioambiental global; superar os padrões dicotômico e hegemônico vigentes; transformar as relações historicamente constituídas entre seres humanos, sociedade e natureza; e constituir um outro, novo ou mais adequado, modo de se viver em sociedade.

Biografia do Autor

Fernando Protti Bueno

Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO), com mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

PROTTI BUENO, F. A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AO IMINENTE COLAPSO SOCIOAMBIENTAL GLOBAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/16957. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ambiente e Sociedade 2021/1