DEMANDAS PARA A SAÚDE INDÍGENA NA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Natalia Niedermayer Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Diuslene Silva

Resumo

Neste trabalho resgatamos o percurso histórico da construção da política de saúde para os povos indígenas, além de identificar quais são as principais demandas apresentadas pelos indígenas e/ou profissionais de saúde indígena que estiveram presentes na 16ª Conferência Nacional de Saúde. Com base no Relatório desta Conferência observamos as propostas das populações indígenas nos três eixos, além de fazer o esforço teórico para compreender de qual realidade partem essas demandas. As propostas apresentam a necessidade de fortalecer a gestão das políticas, fortalecimento de programas como o Mais Médicos, necessidade de quadros profissionais permanentes, estrutura física, recursos humanos, pesquisas, participação e controle social, financiamento, fortalecimento das práticas tradicionais, atenção a saúde mental e saúde preventiva, entre outras. É evidente que a realidade dos povos indígenas é extremamente desafiadora e exige que o Estado seja efetivo no atendimento a saúde desses povos, mas, não podemos esquecer da defesa do território e cultura.

Biografia do Autor

Diuslene Silva

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992) e mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente é docente na graduação e pós graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atual do coordenadora do curso de graduação em Serviço Social. Membro do Conselho Universitário- COU da Unioeste. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, sus, saúde, saúde ambiental, serviço social e política de saúde.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

NIEDERMAYER, N.; SILVA, D. DEMANDAS PARA A SAÚDE INDÍGENA NA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 28, p. 15, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/16973. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos e Políticas de Saúde