A A COVID-19 NO BRASIL: OS EFEITOS DA PANDEMIA EM UMA SOCIEDADE ESTRUTURALMENTE RACISTA

Autores

Resumo

RESUMO: O presente estudo é proposto diante da urgência em dialogar sobre a questão racial, com o objetivo de fomentar o debate sobre o acirramento das desigualdades raciais na sociabilidade brasileira em tempos de crise sanitária. A epidemia não reflete apenas no sistema de saúde pública, mas denuncia os efeitos de uma sociedade desigual sobre os segmentos mais vulneráveis da população. A análise realizada a partir desta pesquisa bibliográfica recupera os determinantes sociais, os quais são instrumentos fundamentais para impor à população negra a vivência de uma situação de subalternidade. Para além dos efeitos da doença COVID-19 nos corpos humanos, o debate é tensionado na esfera dos efeitos de uma epidemia em uma sociedade profundamente desigual e estruturalmente racista, como é o caso da sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Racismo; Desigualdades Sociais; Pandemia.

Biografia do Autor

Débora Ruviaro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Assistente Social. Possui graduação em Serviço Social pela FACC - Faculdade Concórdia (2013) e mestrado em Serviço Social pela UFSC (2016). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC. É membro do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) - 12ª Região - Gestão 2020-2023.

Flávia de Brito Souza Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Assistente Social. Possui graduação em Serviço Social pela UFSC (2009) e mestrado em Estudos Africanos pelo ISCTE (2014). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC. Foi conselheira presidente do conselho fiscal do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) - 12ª Região - Gestão 2017-2020.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

RUVIARO, D.; DE BRITO SOUZA GARCIA, F. . A A COVID-19 NO BRASIL: OS EFEITOS DA PANDEMIA EM UMA SOCIEDADE ESTRUTURALMENTE RACISTA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/17123. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

COVID-19 e seus impactos - 2021/1