CHOQUES DE INCERTEZA NA ECONOMIA: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA.

Autores

  • Rodrigo Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cleise Tupich Hilgemberg Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-4743-0089
  • Luma de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar o impacto da pandemia Covid-19 na industria do município de Ponta Grossa após o 1º trimestre de medidas restritivas e isolamento social. O estudo procura responder qual o efeito de curto prazo na receita, produção e no emprego da industria regional, diante do cenário de incerteza e dos fatores endógenos e exógenos que influenciaram a demanda no período. A hipótese sugerida foi que, as industrias cujo o tipo do bem produzido foi considerado essencial, tendem a ser menos sensíveis aos impactos em relação aquelas cujo bem foi considerado não essencial. Os resultados evidenciaram que 97% das empresas que portaram maior queda na receita e 83% na produção, de fato, foram aquelas especializadas em bens não essenciais. Para o emprego, a classificação do bem não teve efeito significativo, no entanto o comportamento da receita explicou em 77% as demissões.

Biografia do Autor

Cleise Tupich Hilgemberg, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profa. Associada - Departamento de Economia da UEPG, Diretora do Centro de Educação Empreendedora da UEPG. Professora do Mestrado em Economia.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

FERREIRA, R.; HILGEMBERG, C. M. de A. T. .; OLIVEIRA, L. de O. CHOQUES DE INCERTEZA NA ECONOMIA: OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. . Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 1–28, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/17684. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

COVID-19 e seus impactos - 2021/1