UM OLHAR FREIREANO SOBRE A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

INQUIETAÇÕES DE EDUCADORAS E EDUCADORES

Autores

Resumo

Em função do contexto de pandemia causada pela Covid-19, no Brasil e no mundo, amplificam-se algumas inquietações e dúvidas de educadores e educadoras, sobretudo no que tange aos meios e modos de fazer um trabalho docente online mais alinhado a uma perspectiva freireana, isto é, num viés de educação crítica e libertadora. A partir do lançamento da coleção Paulo Freire Hoje, e dos espaços virtuais de discussão sobre a obra Paulo Freire hoje na Cibercultura, apresento algumas das principais dúvidas e pautas levantadas por docentes de diferentes regiões do país e variados contextos de trabalho. Proponho, a partir dessas questões levantadas (principalmente sobre a falta de familiaridade com as tecnologias digitais, as dúvidas sobre a EaD e a preocupação com a ausência de resposta dos estudantes), reflexões orientadas pelo legado da obra de Paulo Freire, ainda muito atual.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, UNISC

Graduado em Letras - licenciatura em Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Linguística Aplicada, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob orientação do professor Vilson J. Leffa. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atuou anteriormente como (a) professor substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, em 2017 e 2018, (b) professor contratado no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em 2014, e (c) docente na escola de idiomas Yázigi, no Coletivo de Educação Popular Práxis e no curso Pré-Universitário Popular Alternativa. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e pesquisa os seguintes temas: (1) Ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE); (2) Formação de professores de línguas; (3) Internet e Educação a Distância (EaD); (4) Teorias do Pensamento Complexo, (5) LIBRAS e surdez.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

COSTA, A. R. UM OLHAR FREIREANO SOBRE A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: INQUIETAÇÕES DE EDUCADORAS E EDUCADORES. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/17698. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

COVID-19 e seus impactos - 2021/1