Desenvolvimento urbano na Ilha de Moçambique:

Desafios sócio-espaciais em contextos de conservação do património edificado

Autores

Resumo

O presente artigo subordinado ao tema “desenvolvimento urbano na Ilha de Moçambique: desafios socio-espaciais e, contextos de conservação do património edificado”, visa refletir sobre os desafios do desenvolvimento urbano na Ilha de Moçambique, como património Mundial da Humanidade, que carrega consigo um conjunto de edificações históricas. A pesquisa problematiza a influência do património edificado para o desenvolvimento urbano da cidade, com destaque para a Cidade de Macuti. A metodologia adotada para a elaboração do artigo foi de abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica onde foram consultadas artigos e livros e consulta documental. Como conclusão, o artigo aponta que a situação urbana da Ilha de Moçambique e principalmente das duas cidades que a compõem, tem génese no processo de urbanização sob o domínio colonial português. O estudo conclui igualmente que o processo de urbanização português, criou assimetrias entre as duas cidades, cujas consequências são notórias nos dias atuais.

Biografia do Autor

Lucas Mabunda, Universidade Lurio

Graduando em Desenvolvimento Local e Relações Internacionais pela Universidade Lúrio

Cleiton Fernando Pinto Celestino, Universidade Lúrio

Docente da Universidade Lúrio (UniLurio), Moçambique.Mestre em Sociologia do Desenvolvimentopela Universidade de Rovuma.

Fausto Francisco Inácio

Graduando em Desenvolvimento Local e Relações Internacionais pela Universidade Lúrio

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

MABUNDA, L.; CLEITON FERNANDO PINTO CELESTINO; FAUSTO FRANCISCO INÁCIO. Desenvolvimento urbano na Ilha de Moçambique:: Desafios sócio-espaciais em contextos de conservação do património edificado. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 1–10, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/21092. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Políticas urbanas e organização espacial: pensando as cidades - 2023