PROFESSORAS NEGRAS E DISCRIMINAÇÃO SALARIAL

UMA ABORDAGEM PELOS NÍVEIS DE ENSINO NO BRASIL

Autores

  • Gabriel Miranda Monteiro Universidade Estadual de Londrina
  • Solange de Cassia Inforzato Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Magno Rogério Gomes Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da discriminação sobre a remuneração das professoras negras com ensino superior, segundo os níveis de ensino básico e superior no Brasil. A partir dos microdados da PNAD-Contínua de 2019, estimou-se os determinantes salariais e a decomposição contrafactual de salários, cujos resultados comprovam a desigualdade salarial, preponderantemente a discriminação de gênero e cor de pele entre professores. Há discriminação por cor da pele ascendente entre o Ensino Fundamental e Médio para professoras, embora não haja valores significativos no nível Superior. Comparadas aos professores brancos, as professoras negras sofrem discriminação salarial em todos os níveis de ensino. A discriminação é a principal responsável pelas diferenças salariais entre professoras negras e os demais grupos comparados, o que demonstra que a mera aquisição de capital de humano e melhor inserção profissional não são suficientes para derrubar a barreira da desigualdade ao qual as professoras estão inseridas.

 

Biografia do Autor

Gabriel Miranda Monteiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina

Solange de Cassia Inforzato Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora sênior na Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor na Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

MONTEIRO, G. M.; SOUZA, S. de C. I.; GOMES, M. R. PROFESSORAS NEGRAS E DISCRIMINAÇÃO SALARIAL: UMA ABORDAGEM PELOS NÍVEIS DE ENSINO NO BRASIL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 30, p. 21, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/21860. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos