A RENOVAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL E SUA EXPRESSÃO NOS MANUAIS DE ENSINO:ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A “PEDAGOGIA E METHODOLOGIA” DO P e. CAMILLO PASSALACQUA(1887)
Palavras-chave:
História da Educação, Escola Normal, Manuais de Ensino, Pe. Camillo PassalacquaResumo
O artigo apresenta uma reflexão preliminar sobre o pensamento do Pe. Camillo Passalacqua (1887) expresso no livro intitulado “Pedagogia e Methodologia”. A partir de suas considerações metodológicas sobre o Ensino Mútuo, sobre os Prêmios e sobre as Punições, o texto procura elaborar uma interpretação contextualizada de como se desenvolveu uma espécie de renovação conservadora do campo educacional pós-colonial que se formalizou nos manuais de ensino. Este artigo pretende apresentar também uma contribuição para a Linha de Pesquisa “Estudos Históricos-Biográficos do Pensamento Educacional Brasileiro” (GT - H istedbr Americana e H istedsal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).