Máscaras de Perséfone: a imagem da morte em O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.105113

Autores

  • Marta Yumi Ando

Palavras-chave:

Lygia Bojunga Nunes, morte, leitor implícito

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos estéticos no leitor implícito, mediante análise da representação da morte nas obras infanto-juvenis brasileiras O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes. Para tanto, tomaremos como viés crítico a Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito propugnada por Wolfgang Iser. Em consonância com o estudo proposto, observamos, em ambas as obras, que a morte, além de configurar-se como tema, surge como própria personagem da trama, responsável por gerar um misto de prazer e estranhamento no leitor.

Downloads

Publicado

2009-08-03

Como Citar

ANDO, M. Y. Máscaras de Perséfone: a imagem da morte em O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.105113. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2840. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos