O CONTROLE DO TRABALHO PELO DISCURSO DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.141155
Palavras-chave:
Reestruturação produtiva, Processo de trabalho, Trabalho, Qualificação profissional,Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir, tomando como referência a via de acumulação taylorista-fordista do capital e a via da acumulação flexível, a relação trabalho e Educação, problematizando as diferentes dimensões entre organização e controle do trabalho e qualificação profi ssional. Entendemos que historicamente o capital se apropria dos saberes da classe-que-vive-do-trabalho, aplicando-o, enquanto técnica, à produção de mercadorias, resultando em um constante processo de desqualificação profissional e intensificação do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).