O CONTRIBUTO DOS JORNALISTAS PORTUGUESES PARA A REVISTA INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E TURISMO (1970-1973), DO GABINETE TÉCNICO DA SECRETARIA DE ESTADO DA INFORMAÇÃO E TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0005

Autores

  • Patrícia Oliveira Teixeira Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Informação, Cultura Popular e Turismo, jornalismo, jornalistas

Resumo

Por que é que a revista Informação, Cultura Popular e Turismo, editada entre 1970 e 1973 pelo Gabinete Técnico da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, um organismo governamental, deu atenção ao jornalismo, isto é, à Informação? Talvez porque, ao tempo, o jornalismo atravessava um processo de transformação e modernização que acentuava a sua relevância social e, como tal, era motivo de reflexão. Este trabalho teve, assim, por objetivo descrever, através de uma análise qualitativa do discurso, os conteúdos sobre jornalismo, publicados por jornalistas em Informação, Cultura Popular e Turismo, determinando: (1) quais os assuntos abordados pelos jornalistas que colaboraram nessa publicação, quando em questão estava o jornalismo; e (2) quais os enquadramentos simbólicos construídos discursivamente. Concluiu-se que os jornalistas que escreveram nas páginas de Informação, Cultura Popular e Turismo as suas reflexões acerca do jornalismo contribuíram para a construção do Pensamento Jornalístico Português.

Biografia do Autor

Patrícia Oliveira Teixeira, Universidade Fernando Pessoa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas

Mestre em Ciências da Comunicação

Doutoranda em Ciência da Informação

Bolseira de Investigação

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

TEIXEIRA, P. O. O CONTRIBUTO DOS JORNALISTAS PORTUGUESES PARA A REVISTA INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E TURISMO (1970-1973), DO GABINETE TÉCNICO DA SECRETARIA DE ESTADO DA INFORMAÇÃO E TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 59–73, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2985. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos