PERCEPÇÃO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0008
Palavras-chave:
Equipe de Enfermagem, Liderança Organizacional, Ambiente Hospitalar.Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar como os técnicos e auxiliares de enfermagem percebem a liderança dos enfermeiros em um hospital. Os dados foram coletados por meio de questionário, respondidos por 50 profissionais. A interpretação dos dados seguiu as premissas da análise estatística descritiva simples e revela que a liderança dos chefes tem sido exercida de maneira positiva e funcional, favorecendo a execução do trabalho com satisfação e qualidade. Entretanto, necessita de um olhar diferenciado e de melhorias em alguns aspectos como organização e planejamento, maior quantidade de reuniões e treinamentos, bem como mais atenção no gerenciamento de conflitos. Tais aspectos são considerados importantes para a liderança e vêm sendo pouco utilizados e/ou desenvolvidos no local estudado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).