PERCEPÇÃO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0008

Autores

  • Francine Giselle Keiko Yotoko Ferreira UNICENTRO
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins UNICENTRO

Palavras-chave:

Equipe de Enfermagem, Liderança Organizacional, Ambiente Hospitalar.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar como os técnicos e auxiliares de enfermagem percebem a liderança dos enfermeiros em um hospital. Os dados foram coletados por meio de questionário, respondidos por 50 profissionais. A interpretação dos dados seguiu as premissas da análise estatística descritiva simples e revela que a liderança dos chefes tem sido exercida de maneira positiva e funcional, favorecendo a execução do trabalho com satisfação e qualidade. Entretanto, necessita de um olhar diferenciado e de melhorias em alguns aspectos como organização e planejamento, maior quantidade de reuniões e treinamentos, bem como mais atenção no gerenciamento de conflitos. Tais aspectos são considerados importantes para a liderança e vêm sendo pouco utilizados e/ou desenvolvidos no local estudado.

Biografia do Autor

Francine Giselle Keiko Yotoko Ferreira, UNICENTRO

Assistente Social. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas UNICENTRO, campus Irati.

Claudia Regina Magnabosco-Martins, UNICENTRO

Psicóloga UEM, Mestre em Psicologia UFSC, Doutoranda em Saúde Coletiva UNIFESP e Docente do curso de Psicologia da UNICENTRO, campus Irati.

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

FERREIRA, F. G. K. Y.; MAGNABOSCO-MARTINS, C. R. PERCEPÇÃO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 191–206, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3001. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos