PERCEPÇÃO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0008

Autores

  • Francine Giselle Keiko Yotoko Ferreira UNICENTRO
  • Claudia Regina Magnabosco-Martins UNICENTRO

Palavras-chave:

Equipe de Enfermagem, Liderança Organizacional, Ambiente Hospitalar.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar como os técnicos e auxiliares de enfermagem percebem a liderança dos enfermeiros em um hospital. Os dados foram coletados por meio de questionário, respondidos por 50 profissionais. A interpretação dos dados seguiu as premissas da análise estatística descritiva simples e revela que a liderança dos chefes tem sido exercida de maneira positiva e funcional, favorecendo a execução do trabalho com satisfação e qualidade. Entretanto, necessita de um olhar diferenciado e de melhorias em alguns aspectos como organização e planejamento, maior quantidade de reuniões e treinamentos, bem como mais atenção no gerenciamento de conflitos. Tais aspectos são considerados importantes para a liderança e vêm sendo pouco utilizados e/ou desenvolvidos no local estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Giselle Keiko Yotoko Ferreira, UNICENTRO

Assistente Social. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas UNICENTRO, campus Irati.

Claudia Regina Magnabosco-Martins, UNICENTRO

Psicóloga UEM, Mestre em Psicologia UFSC, Doutoranda em Saúde Coletiva UNIFESP e Docente do curso de Psicologia da UNICENTRO, campus Irati.

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

FERREIRA, F. G. K. Y.; MAGNABOSCO-MARTINS, C. R. PERCEPÇÃO DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 191–206, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3001. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos