O COMPORTAMENTO NAS EQUIPES E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE LABORAL: UM ESTUDO DE CASO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0008

Autores

  • Robson Luiz Montanari UTFPR-PG
  • Luiz Alberto Pilatti UTFPR-PG

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso em equipes de uma empresa de médio porte, prestadora de serviços, objetivando identificar comportamentos presentes no trabalho em equipe e possíveis impactos no ambiente laboral das mesmas. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, e os preceitos de Yin (2001) foram adaptados para o caso. Os procedimentos metodológicos foram permeados por entrevistas, observações não participantes e a aplicação de dois questionários, propostos por Moscovici (2003). Os resultados indicaram que a criação de algumas regras para as equipes em estudo não foram sufi cientes para garantir comportamentos conducentes ao trabalho coletivo. Comportamentos indesejáveis ao ambiente laboral das equipes permearam o ambiente produtivo, interferindo negativamente no modo de funcionamento das mesmas. Concluiu-se que, à medida que as equipes tiverem maturidade sufi ciente, as mesmas passarão a prestar atenção no modo de funcionamento do grupo e os comportamentos indesejáveis tenderão a diminuir, possibilitando maximizar a performance da equipe.

Biografia do Autor

Robson Luiz Montanari, UTFPR-PG

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008), é especialista em Gestão Industrial com ênfase em Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006) e em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios pela Fae Business School (2004). Atualmente trabalha na administração das Operações de Transporte Rodoviário e Logística do Grupo Cattani Sul. É professor em cursos de graduação e pós-graduação, consultor na área de Recursos Humanos e atua na Implantação e Desenvolvimento de Equipes no ambiente produtivo. Tem experiência na áreas de Administração e Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Pessoas baseada em Equipes. É membro de corpo editorial, autor de capítulos de livro, publicou e apresentou artigos em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais.

Luiz Alberto Pilatti, UTFPR-PG

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, onde está vinculado aos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

MONTANARI, R. L.; PILATTI, L. A. O COMPORTAMENTO NAS EQUIPES E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE LABORAL: UM ESTUDO DE CASO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 77–87, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3022. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos