O COMPORTAMENTO NAS EQUIPES E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE LABORAL: UM ESTUDO DE CASO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0008
Resumo
O artigo apresenta um estudo de caso em equipes de uma empresa de médio porte, prestadora de serviços, objetivando identificar comportamentos presentes no trabalho em equipe e possíveis impactos no ambiente laboral das mesmas. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, e os preceitos de Yin (2001) foram adaptados para o caso. Os procedimentos metodológicos foram permeados por entrevistas, observações não participantes e a aplicação de dois questionários, propostos por Moscovici (2003). Os resultados indicaram que a criação de algumas regras para as equipes em estudo não foram sufi cientes para garantir comportamentos conducentes ao trabalho coletivo. Comportamentos indesejáveis ao ambiente laboral das equipes permearam o ambiente produtivo, interferindo negativamente no modo de funcionamento das mesmas. Concluiu-se que, à medida que as equipes tiverem maturidade sufi ciente, as mesmas passarão a prestar atenção no modo de funcionamento do grupo e os comportamentos indesejáveis tenderão a diminuir, possibilitando maximizar a performance da equipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).