O AGENDAMENTO E A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS TELEJORNAIS: DAS CARTAS AO FALE CONOSCO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0002

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

telejornalismo, participação, internet

Resumo

 Ao pensar o advento das novas mídias digitais, este artigo estuda a participação do telespectador colaborativo por meio do ícone Fale Conosco, cujo conteúdo pode ser utilizado ou não na estrutura do texto jornalístico em TV. A relevância deste trabalho consiste em analisar as mudanças ocorridas na produção dos telejornais com a participação do público, considerando as seguintes hipóteses: 1) a troca de papéis comunicativos, assumidos por destinadores e destinatários, se evidencia na construção do enunciado e determinam uma alteração nas rotinas produtivas dos telejornais com a criação de novos ambientes midiáticos tecnodigitais; 2) a participação do público é responsável por simular uma visibilidade, representada pela exibição do conteúdo colaborativo e manipulada pelos telejornais. Busca-se, assim, verificar os critérios de seleção dos enunciados realizados por destinadores (jornalistas) e destinatários (público), mediante o suporte dos espaços interativos, criados pelas próprias empresas de comunicação nos telejornais em TV e na Internet.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Federal do Ceará), Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-PR, Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

CAJAZEIRA, P. E. S. L. O AGENDAMENTO E A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS TELEJORNAIS: DAS CARTAS AO FALE CONOSCO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 151–157, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3057. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos