O AGENDAMENTO E A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS TELEJORNAIS: DAS CARTAS AO FALE CONOSCO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0002
Palavras-chave:
telejornalismo, participação, internetResumo
Ao pensar o advento das novas mídias digitais, este artigo estuda a participação do telespectador colaborativo por meio do ícone Fale Conosco, cujo conteúdo pode ser utilizado ou não na estrutura do texto jornalístico em TV. A relevância deste trabalho consiste em analisar as mudanças ocorridas na produção dos telejornais com a participação do público, considerando as seguintes hipóteses: 1) a troca de papéis comunicativos, assumidos por destinadores e destinatários, se evidencia na construção do enunciado e determinam uma alteração nas rotinas produtivas dos telejornais com a criação de novos ambientes midiáticos tecnodigitais; 2) a participação do público é responsável por simular uma visibilidade, representada pela exibição do conteúdo colaborativo e manipulada pelos telejornais. Busca-se, assim, verificar os critérios de seleção dos enunciados realizados por destinadores (jornalistas) e destinatários (público), mediante o suporte dos espaços interativos, criados pelas próprias empresas de comunicação nos telejornais em TV e na Internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).