A TEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SOB A ÓPTICA DE DOIS GRANDES PENSADORES: CELSO FURTADO E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0001
Palavras-chave:
Desenvolvimento econômico. Subdesenvolvimento e teoria da dependência.Resumo
A temática do desenvolvimento vem sendo amplamente estudada e analisada no Brasil há muitos anos. A atenção maior ao desenvolvimento e às causas do subdesenvolvimento ocorreu no período pós-guerra e se estendem até a contemporaneidade. Dentre os vários autores que contribuíram nessa discussão, salientam-se alguns clássicos como Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso. Neste artigo, verificar-se-á como o desenvolvimento na América Latina, e mais especificamente no Brasil, é entendido por estes autores, que fazem suas interpretações a partir dos marcos históricos vivenciados no passado e da realidade que se fazia presente quando do surgimento de suas obras. Para tanto, foram analisadas as obras Teoria e política do desenvolvimento econômico (1967), de Celso Furtado, e Dependência e desenvolvimento na América Latina (1973), de Fernando Henrique Cardoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).