COMBATES E PLANEJAMENTOS EM UMA CIDADE OBJETIVADA: PONTA GROSSA (PR) COMO NOTÍCIA NO DIARIO DOS CAMPOS 1910-1923. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0003

Autores

  • Felipe Simão Pontes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

, Ponta Grossa (PR), Diario dos Campos, Espaços Urbanos

Resumo

O texto apresenta um estudo conjugado do jornalismo, história e discurso com o objetivo de perceber como a cidade de Ponta Grossa (PR) é noticiada pelo jornal Diario dos Campos de 1910 a 1923. Para isso, traz os diferentes modos de objetivação da cidade pelo jornal, seja pela forma de combate ou sob o viés da construção de espaços públicos. Nota-se como o jornal localiza os fatos problemáticos, lança seu alerta à população e às autoridades e propõe soluções. O periódico também lança um olhar moral sobre a cidade, combatendo espaços de criminalização, prostituição e jogo, cumprindo o papel de vigilante dos bons costumes e da formação de um povo disciplinado. Busca-se, assim, entender aspectos históricos da prática jornalística, bem como nuances de como era a cidade e o país, quais os conceitos e ideias na moda, o processo de engajamento e valorização da imprensa e, principalmente, o papel do jornal enquanto fonte não só para análises de outros objetos, mas do próprio jornalismo enquanto saber.

 

Biografia do Autor

Felipe Simão Pontes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Sociologia Política pela UFSC, mestre em Jornalismo pela UFSC e jornalista formado pela UEPG.

Sergio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Comunicação pela Unisinos e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

PONTES, F. S.; GADINI, S. L. COMBATES E PLANEJAMENTOS EM UMA CIDADE OBJETIVADA: PONTA GROSSA (PR) COMO NOTÍCIA NO DIARIO DOS CAMPOS 1910-1923. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 121–138, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3364. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos