REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0001

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Maria de Fhátima Martins Catão Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

representações sociais, meio Ambiente, Amazônia.

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre o problema da conservação do meio ambiente em razão da sustentabilidade social, alternada por processos de exclusão social, entendidos dessa forma por guardarem uma violência muda, não declarada, mas brutal contra as populações e a natureza. A partir de análise teórica amparada na fenomenologia, os resultados apontaram para a necessidade de tornar aparente a cidadania ambiental, tendo em vista amenizar a exclusão social dos amazônidas.

Biografia do Autor

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Renan Albuquerque Rodrigues é graduado em comunicação social pela Uniniltonlins (AM), com mestrado em psicologia social pela UFPB e doutorando em sociedade e cultura na Amazônia pela Ufam. É professor assistente do colegiado de comunicação social da Ufam. renanalbuquerque@hotmail.com. (92 - 92804290)

Maria de Fhátima Martins Catão, Universidade Federal da Paraíba

Maria de Fhátima Martins Catão é graduada em psicologia pela UFPB, mestre em serviço social pela UFPB e doutora em psicologia clínica pela USP. É professora associada do departamento de psicologia da UFPB.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

RODRIGUES, R. A.; CATÃO, M. de F. M. REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0001. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 9–15, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3406. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos