ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS: PROMOTORES DE MUDANÇAS SOCIAIS, OU SIMULACROS DE FATOS EM TEMPO REAL? Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0007
Palavras-chave:
acontecimento mediático, discurso, televisão.Resumo
Os grandes acontecimentos funcionam como pano de fundo para preocupações sociais e debates potencialmente promotores de mudanças. Portanto, é importante se conscientizar do papel dos dispositivos que participam da sua construção discursiva, tais como os meios de comunicação de massa, que dão visibilidade às questões que se desenham como fundamentais para o espaço público. Diante disso, o presente artigo investiga se o acontecimento mediático (previamente planejado e organizado para a transmissão televisiva) constituiria efetivamente uma experiência pública capaz de promover mudanças sociais, ou se ele seria apenas um simulacro. Visando a esclarecer o fenômeno de mediatização do acontecimento e seu processo de produção discursiva, este trabalho revisa as noções de acontecimento e acontecimento mediático e problematiza a tese sobre a intervenção televisiva como responsável pela possível redução do “acontecimento” a “fato”.
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