ANÁLISE DA DIMENSÃO DO DESFLORESTAMENTO POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0002

Autores

  • Arnaldo Taveira Chioveto UNIOSTE/Toledo/PR
  • Marines Orlandi UNEMAT/Sinop/MT
  • Moacir Piffer UNIOESTE/Toledo/PR
  • Carla Fabiana de Andrade Gonçalves UNIOESTE/Toledo/PR

Palavras-chave:

Desmatamento. Geoprocessamento. Amazônia Legal Brasileira. Sinop-MT.

Resumo

Este trabalho analisa a evolução quantitativa do desmatamento urbano e rural em um município da Amazônia Legal Brasileira, em relação aos anos de 1990, 2000 e 2011. O objeto de estudo foi o município de Sinop-MT (Brasil), localizado dentro da Amazônia Legal e do Bioma Amazônico, o qual possui restrição por Lei Federal nos percentuais de área de Reserva Legal na Amazônia Legal em 50% e por Medida Provisória no Bioma Amazônico em 80% quando floresta. A metodologia utilizada foi por meio de uso de imagens do satélite Landsat 5 TM, relacionando-as aos dados de desmatamento e cobertura de floresta, numa evolução temporal no período de análise. Os resultados obtidos demonstram que houve áreas alteradas no município. Constataram-se também divergências entre o cumprimento que estabelece a Lei do Código Florestal Brasileiro e os dados de desmatamento do município, tanto na área urbana como na rural, sendo esta última com mais frequência.

 

 

Biografia do Autor

Arnaldo Taveira Chioveto, UNIOSTE/Toledo/PR

Graduação em Tecnologia Civil de Obras em Solos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Toledo/Paraná.

Marines Orlandi, UNEMAT/Sinop/MT

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, campus de Toledo/PR. Mestre em Administração pela FAESP/SP. Graduada em Administração pela UNIPAR/PR.

Moacir Piffer, UNIOESTE/Toledo/PR

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor assistente do Colegiado de Economia na Univesridade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/campus de Toledo. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC).

Carla Fabiana de Andrade Gonçalves, UNIOESTE/Toledo/PR

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

CHIOVETO, A. T.; ORLANDI, M.; PIFFER, M.; GONÇALVES, C. F. de A. ANÁLISE DA DIMENSÃO DO DESFLORESTAMENTO POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 17–33, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4037. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos