ANÁLISE DA DIMENSÃO DO DESFLORESTAMENTO POR MEIO DO USO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0002
Palavras-chave:
Desmatamento. Geoprocessamento. Amazônia Legal Brasileira. Sinop-MT.Resumo
Este trabalho analisa a evolução quantitativa do desmatamento urbano e rural em um município da Amazônia Legal Brasileira, em relação aos anos de 1990, 2000 e 2011. O objeto de estudo foi o município de Sinop-MT (Brasil), localizado dentro da Amazônia Legal e do Bioma Amazônico, o qual possui restrição por Lei Federal nos percentuais de área de Reserva Legal na Amazônia Legal em 50% e por Medida Provisória no Bioma Amazônico em 80% quando floresta. A metodologia utilizada foi por meio de uso de imagens do satélite Landsat 5 TM, relacionando-as aos dados de desmatamento e cobertura de floresta, numa evolução temporal no período de análise. Os resultados obtidos demonstram que houve áreas alteradas no município. Constataram-se também divergências entre o cumprimento que estabelece a Lei do Código Florestal Brasileiro e os dados de desmatamento do município, tanto na área urbana como na rural, sendo esta última com mais frequência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).