A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA MESORREGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0005
Palavras-chave:
Desenvolvimento Urbano. Mato Grosso. Políticas Públicas. Território.Resumo
O estudo identifica a interferência das políticas públicas para o processo de ocupação e urbanização da mesorregião Norte Mato-grossense, a partir de 1970. Mostra o papel do Estado-Nação no surgimento e crescimento de um Estado, com uso de fomento de recursos e infraestrutura básica para ocupação de um contingente de população que vinha das migrações internas do país. Com uso de análise bibliográfica e documental, mostra a expansão do espaço urbano, as modificações e estruturações da mesorregião. Com tal análise, a reestruturação territorial, mediante a oferta de infraestrutura básica (iluminação elétrica, água canalizada e instalações sanitárias), fortaleceu a área urbana e suas atividades fundamentais de geração de trabalho e renda. A compreensão a que se chega é que tal fato tem refletido significativamente no crescimento e concentração populacional, tanto no aspecto da urbanização das cidades, como nos da economia urbana e regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).