OS PERCALÇOS DO CRESCIMENTO NO BRASIL: A MUDANÇA ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA E A ESPECIALIZAÇÃO DA PAUTA EXPORTADORA NO PERÍODO 2003-2010. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0004
Palavras-chave:
desindustrialização, pauta exportadora, governo Lula, desenvolvimento.Resumo
Este artigo tem por objetivo estudar a mudança estrutural na indústria a partir da década de 1990 e suas consequências na inserção internacional da economia brasileira no período de 2003-2010. A balança comercial a partir de 2002 apresenta saldo superavitário, porém com especialização em commodities e piora das exportações de bens manufaturados. A partir de uma contextualização do período de estudo, apresenta-se a evolução do debate sobre desindustrialização, tentando analisar o comportamento dos setores industriais. Estuda-se a pauta exportadora e as possíveis causas da especialização. Considerando-se os dados ilustrativos do comportamento do crescimento e da pauta exportadora do governo Lula, sinalizam-se caminhos possíveis do debate de desenvolvimento do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).