A LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0009

Autores

  • Lediany Freitas de Campos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sandra Mara Stocker Lago Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Homero Fernandes Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Logística Reversa, Agrotóxicos, Embalagens Vazias

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o processo de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos para o estado do Paraná. Utilizou-se uma metodologia descritiva e exploratória, baseada em dados secundários. Constatou-se que o Paraná garante um dos índices de devolução de embalagens vazias mais elevados do país. Nos dez anos de existência do Sistema Campo Limpo, o estado ultrapassou a marca de 34 mil toneladas destinadas corretamente, representando 17,22% de todo o volume destinado pelo Brasil. Atualmente, ele representa 13,13% de todo o volume, ocupando a segunda posição no país. No Paraná, mais de 95% dessas embalagens vazias de agrotóxicos têm um destino final ambientalmente adequado. Ao corrigir o descarte inadequado dessas embalagens, a logística reversa contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população, além dos ganhos econômicos obtidos, desempenhando um importante papel no que tange o desenvolvimento sustentável do Paraná.

Biografia do Autor

Lediany Freitas de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Sandra Mara Stocker Lago, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE- Campus de Toledo. Professora assistente do Departamento de Administração da UNIOESTE- Campus de Cascavel.

Homero Fernandes Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UFSC. Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

FREITAS DE CAMPOS, L.; STOCKER LAGO, S. M.; FERNANDES OLIVEIRA, H. A LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0009. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 227–244, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4098. Acesso em: 29 mar. 2024.