ANÁLISE DAS MATRIZES SOBRE ASSOCIATIVISMO CIVIL NORTEADORAS DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA ONGS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0005.

Autores

  • Deivis Perez UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

formação de trabalhadores, associativismo civil, organizações não governamentais.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir as matrizes teóricas sobre associativismo civil prescritas pelos formadores de um curso de capacitação de trabalhadores para a atuação em organizações não governamentais (ONGs). As indicações sobre associativismo civil realizadas pelos formadores foram analisadas por meio da circunscrição de duas categorias de referências e dados, nomeadas empíricas e analíticas. As categorias empíricas emergiram dos dados recolhidos em campo, nas entrevistas semidiretivas com os formadores e, também, do exame dos documentos norteadores do curso. As categorias analíticas foram construídas por intermédio da revisão da literatura sobre as abordagens de associativismo civil, que são: abordagem norte-americana de Terceiro Setor; abordagem crítica ao Terceiro Setor e desenvolvimento social local (DSL). Ao final do artigo há indicações que poderão apoiar o desenvolvimento de outras pesquisas sobre o tema e, principalmente, saberes acadêmicos que poderão auxiliar o desenvolvimento ulterior de processos formativos de trabalhadores para ONGs.

Biografia do Autor

Deivis Perez, UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Deivis Perez - Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da UNESP.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

PEREZ, D. ANÁLISE DAS MATRIZES SOBRE ASSOCIATIVISMO CIVIL NORTEADORAS DA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA ONGS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 53–71, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4839. Acesso em: 29 abr. 2024.